Logotipo Governo do Estado do Espírito Santo

Governo do
Estado do Espírito Santo


Perguntas Frequentes

Qual a área de atuação do Instituto Jones dos Santos Neves – IJSN?
O IJSN atua nas áreas sociais, econômicas e regionais do Estado do Espírito Santo, responsável por prover conhecimento, sendo centro de excelência na gestão de redes de informação, subsidiando as políticas públicas e o desenvolvimento sustentável do Estado.
O que é o Produto Interno Bruto - PIB?
O produto interno bruto (PIB) representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região (quer sejam países, estados ou cidades), durante um período determinado (mês, trimestre, ano, etc). O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de mensurar a atividade econômica de uma região. Na contagem do PIB, considera-se apenas bens e serviços finais, excluindo da conta todos os bens de consumo de intermediário. Isso é feito com o intuito de evitar o problema da dupla contagem, quando valores gerados na cadeia de produção aparecem contados duas vezes na soma do PIB.
Existem estimativas de PIB por bairro da Grande Vitória?
Não. As estimativas disponíveis estão relacionadas ao estado e aos municípios apenas, havendo uma defasagem de dois anos na divulgação das estimativas, prática corrente em todo o Brasil.
O Instituto realiza pesquisa sobre os dados da população em situação de rua no Estado?
Não. Temos uma estatística total de moradores de rua por município, seria necessário uma pesquisa estadual para encontrar esses dados.
Existe o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mais atual por município?
O último IDH por município foi para o ano de 2000. O IDH é calculado com base nos dados do censo, portanto só poderá ser atualizado a cada dez anos. Após a finalização de todos os dados do censo 2010 pelo IBGE, será possível atualizar o IDH.
Qual o índice de pobreza de um Município?
Dependendo da linha de pobreza que está sendo utilizada este número poderá variar. É importante saber qual linha está sendo utilizada para evitar comparações errôneas com outros Municípios. Desde que as linhas sejam iguais, a comparação poderá ser feita. Por exemplo: O Município poderá fazer o cálculo de que os pobres são aqueles cuja renda domiciliar per capita é de até 1/2 salário mínimo ou pessoas que recebem renda domiciliar per capita abaixo de R$ 157,56 zona urbana e R$ 134,47 zona rural (linha de pobreza calcula pelo IJSN para o ano 2009, para a referência do ano 2010 ainda não foi calculado).
Quais informações estatísticas e cartográficas o IJSN disponibiliza?
O IJSN disponibiliza à sociedade e ao governo informações cartográficas e estatísticas relacionadas às características gerais, aspectos demográficos e sociais, infra-estrutura, economia e finanças dos municípios e do Estado do Espírito Santo. Estas informações são produzidas e atualizadas a partir de dados provenientes de outras instituições, como o IBGE, IDAF, INCAPER, Secretarias Municipais, além de dados gerados pelo próprio IJSN, a partir de trabalhos de campo e dados de sensoriamento remoto.
Qual é a população do estado do Espírito Santo?
Segundo dados do Censo - 2010, o estado do Espírito Santo apresentou uma população de 3.514.952 habitantes.
Qual é a área territorial do estado do Espírito Santo?
De acordo com o IBGE, a área territoral do estado do Espírito Santo é de 46.098 km².
Qual é a densidade demográfica do estado do Espírito Santo?
Segundo dados do Censo - 2010, a desidade demográfica do estado do Espírito Santo é de 76,2 habitantes por km².
Quantos municípios o estado do Espírito Santo possui?
78 Municípios.
Qual é a proporção da população capixaba que reside em áreas urbanas?
83,4% da população capixaba reside em áreas urbanas e 16,6% da população capixaba reside em áreas rurais (Censo, 2010).
12478 visitantes