Logotipo Governo do Estado do Espírito Santo

Governo do
Estado do Espírito Santo


Perguntas Frequentes

Quais são os medicamentos fornecidos gratuitamente pelo SUS?
Para medicamentos básicos (de competência municipal), cada município define o seu elenco de medicamentos, com base na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais - RENAME, de acordo com suas particularidades e necessidades epidemiológicas.
Como faço para receber medicamentos pelo SUS?
Para ter acesso medicamentos essenciais ou básicos, o cidadão deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima à sua residência. A lista de medicamentos disponíveis irá variar de acordo com as particularidades e necessidades epidemiológicas em cada município, com base na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais - RENAME. Caso necessite de algum medicamento de alto custo, o cidadão deverá se dirigir à Farmácia Estadual de referência do seu local de residência para abrir o processo.
Como fazer o cartão SUS?
O cartão SUS (Cartão Nacional de Saúde) deve ser solicitado na Unidade Municipal de Saúde mais próxima à sua residência ou também pode ser adquirido através do Agente Comunitário de Saúde. É necessário apresentar o documento de identidade ou certidão de nascimento e um comprovante de residência.
Como se tornar um doador?
Um doador deve ter idade entre 18 e 55 anos e ter bom estado geral de saúde.
Como é feita a doação?
A doação é realizada em sessão de 01 hora, compostas de 4 a 8 punções em isolamento com higiene.
Que doenças posso ajudar a curar doando um pouco da minha medula?
Leucemias, Linfomas, Melomas, Anemia aplásticas e outras
Quais os riscos para o doador?
Os riscos são praticamente inexistentes. Até hoje não há relato de nenhum acidente grave devido a este procedimento.
Onde doar?
Hemoes – Vitória Tel.:(27)3137-2438 Núcleo de Hemoterapia de Linhares Tel.:(27)3171-4361 Hemocentro Regional de Colatina Tel.: (27)3177-7932
36005 visitantes